sexta-feira, 2 de março de 2018

COMO A TECNOLOGIA MUDARÁ O MUNDO EM CEM ANOS?


Vivemos tempos realmente fantásticos em se tratando de tecnologias. Tudo que ela pode facilitar a vida de todos nós e resolver questões e suprir necessidades que até pouco tempo não tínhamos! Fantásticos tempos.

O que a internet fez e ainda é capaz de fazer pela Humanidade é algo impressionante. A geração que está chegando agora, acostumada a microondas, Tablets e Smartphones cada dia mais impressionantes já nasceu nesta realidade e agora precisa aprender a imaginar horizontes cada vez mais distantes porque a tecnologia da internet é sim capaz de tornar tudo realidade em pouco tempo.

Estes dias, conversando com minha filha mais nova a respeito de uma redação que ela teria que fazer a respeito do que ela achava que seria a vida tecnológica daqui a cem anos, percebi o quanto estes meninos e meninas tem potencial de criar e a ciência que a minha geração criou, tem a possibilidade de transformar tudo isso em realidade, vejamos:

- Você vai "vestir" seu computador, ou seja lá o nome que isso venha a ter no futuro. Isso a ciência já dá como certo. A integração homem-máquina não se dará apenas através das substituições de órgãos vitais do corpo humano para prolongar a vida mas também para controlar nossas interações com outras pessoas, óculos de realidade aumentada, controles por sensações ou táteis tudo isso visualizada na telinha dos seus óculos e claro, cada um ligado a todas as outras pessoas...pela internet, óbvio. Notebooks e Tablets? só em museus, o smartphone nao existirá mais fisicamente já que todas as suas funções estarão na sua roupa, se não estiver na sua pele!

- O comércio como você conhece hoje ainda existirá daqui a cem anos. Mas de uma maneira tão diferente que parecerá outro tipo de negócio. Atendentes e vendedores serão profissões extintas. Grandes áreas destinadas a estacionamentos de veículos darão lugar a moradias mais ecológicas e cheias de tecnologia porque ninguém mais precisará ir até a loja para comprar. Tudo se dará pela internet. Grandes marcas manterão pontos de entrega automatizados prontos para lhe atender em um raio de 50 km, viabilizando assim a entrega de um produto em questão de minutos, seja via Drones realmente inteligentes ou carros elétricos projetados exclusivamente para este fim e todos eles controlados...pela internet!

- Duas más noticias para a geração que se acostumou ás redes sociais e mensageiros instantâneos: Primeira má notícia é que as redes sociais acabarão em um futuro próximo. Pelo menos da maneira que elas existem hoje. As pessoas se acostumarão a serem conectadas instantaneamente e ai sim dispensarão as redes que fazem isso á elas. Grupos sociais, isso sim, existirão mas serão segmentados de uma maneira jamais imaginada. Será a segmentação da segmentação, uma evolução do que se dará com o comércio de uma forma geral. Venderemos artigos de modo tão segmentado e virtualmente, claro, que o mercado nunca mais voltará a ser como é hoje. Segunda má notícia é que os mensageiros instantâneos como WhatsApp, Skype e outros vão acabar e em pouco tempo. Isso mesmo, agora pare de chorar e conforme-se! Um novo mundo de conexões está por vir.

Em breve, graças ao modo com que vestiremos nosso processador - porque ele deixará de ser apenas um computador - a forma com que nos relacionaremos virtualmente também vai mudar nos próximos cem anos! Imagine vc em meio a uma pequena multidão de pessoas , todas de modo virtual, alí apontadas nos seus óculos de realidade aumentada e facilmente acessíveis ao seu comando, ou aquele seu grupo da família para quem você só dá bom dia? será uma outra pequena multidão ou um pequeno grupo do mesmo modo, piscando na lente dos seus óculos. Isso se você desejar, caso contrário, desligue todo o sistema e curta o "barulho" do silêncio...

Tudo isso acontecerá não via mensageiros como hoje mas por um sistema que integrará todos os seres humanos que estarão na rede, você terá seu próprio IP - Protocolo de Internet - e com ele fará tudo que puder imaginar. Lembra daquele papo de Internet das coisas? Te diz alguma coisa?

- Mobilidade Urbana : Assunto sempre polêmico porque hoje imaginamos que daqui a cem anos a necessidade de se locomover será a mesma dos dias de hoje, e não será! Você não sairá de casa p ir ao supermercado, para ir á escola ou ao museu (Sim, espero que as pessoas acostumem-se a visitar museus) você fará isso e muito mais a partir do conforto da sua casa e acredite! Tudo isso será muito bom e divertido, mesmo porque a casa do futuro nos grandes centros simplesmente fará transformações não apenas sociais mas principalmente no Ser Humano. Talvez a unica necessidade de locomoção no futuro seja visitar a casa dos seus amigos! Então esqueça grandes trens ou metrôs em cidades, eles só terão sentido em grandes distância e em alta velocidade. Em centros urbanos a locomoção se dará em veículos elétricos, sem motorista e controlados por GPS via processador central, com cobrança posterior ou prévia e sem acidentes sem arranhões em carros e sem desperdício de tempo e sem dispersão de poluentes.

É um exercício constante para pessoas apaixonadas por Sistemas Web como eu e milhares de profissionais no mundo todo, imaginar, sonhar longe e ampliar os horizontes de cada um de nós a fim de que, nos próximos cem anos, tenhamos um mundo mais limpo, com a energia inesgotável que é a energia Solar, sem desperdício de alimentos em nenhum canto do mundo e porque não sonhar também com um mundo mais justo e feliz.

E você, como imagina o mundo daqui a cem anos? 






Nenhum comentário:

Postar um comentário