terça-feira, 27 de setembro de 2016

A HORA DAS MICROS E PEQUENAS EMPRESAS NO e-COMMERCE

"Sempre que você acessa a sua conta corrente através do aplicativo do seu banco no seu Smartphone ou quando você, sentado na frente da TV acessa o site do Netflix para escolher um bom filme para o final de semana, o que você está fazendo se chama e-Commerce!"
 
O Comércio eletrônico está tão inserido ao nosso dia-a-dia que nem percebemos o quanto mas utilizamos dele tão normalmente que não nos damos conta. Por este uso quase onipresente, todas as resistências ao comércio eletrônico existentes no passado deixaram de existir e só no Brasil, numeros divulgados pela Câmara Brasileira de e-Commerce, indicam que em 2016 ele crescerá pelo menos 16,5%.

O Brasil representa mais de 58% de todo movimento de e-Shops em toda a América Latina, fazendo do nosso país o verdadeiro celeiro de inovações e investimentos do resto do mundo. 

OS GIGANTES

Há mais de quinze anos, empresas como Universo On Line UOL, do Grupo Folha, Terra, Supermercados Extra e Carrefour já praticam este tipo de comércio e estão a frente dos concorrentes quando o assunto é vendas pela internet. Livraria Saraiva e Lojas Americanas são outros bons exemplos de como se fazer comércio pela grande rede com qualidade. A Saraiva diga-se, é quase sinônimo de vendas de livros pela internet no Brasil.

O que dizer do Mercado Livre? O site que começou como um site de leilões pela internet, ao modelo da gigante americana "e-Bay" hoje pratica 97% de todo seu comércio em vendas diretas. Pequenas empresas utilizam do MarketPlace do Mercado Livre para divulgar seus produtos e realizar novos negócios. È o cooperativismo nos meios digitais.

Parece que estamos chegando á era das micros e pequenas empresas no comércio eletrônico. Pequenos negõcios que não podem arcar com grandes investimentos parecem ter encontrado nesta alternativa - das lojas virtuais - um caminho para o crescimento. Senão, vejamos:

Para iniciar um negócio físico, o micro empreendedor precisa de um ponto comercial alugado, pagar imposto como IPTU, investir em estrutura, contratar pessoal e arcar com as despesas geradas pela folha de pagamento, investir em propagandas tradicionais como mídias impressas, investimento em logística e muito mais. Todo este investimento e trabalho resume-se no final do mês em um resultado de 6 a 7% de lucratividade líquida. Descontando-se ai todo o risco inerente ao negócio. 

Considere também que no caso de uma loja física, poucos índices estatísticos vão ajudá-lo a melhorar suas vendas, por exemplo: Quantas pessoas passaram em frente ao seu negócio? Quanto tempo eles ficaram olhando as suas vitrines? Depois de pedirem informação aos seus funcionarios a respeito de um produto ou serviço, qual foi o motivo da desistência da compra? 

Percebe a diferença gritante de oportunidade? Todos estes números podem e são mensurados semanalmente, diariamente e até de hora em hora, potencializando os seus investimentos em propaganda e corrigindo possíveis erros estratégicos. Uma chance enorme de sucesso !

Quando seu cliente está na sua loja ou comércio físico e tem uma dúvida, ele procura um atendente para a solucionar. E outro e mais outro. No final do dia, caso queira quantificar e qualificar estas dúvidas, quais os números e relatórios que você dispõe? A memória do seu vendedor ou balconista, não é mesmo? No sistema do seu negócio na internet, todos os contatos com clientes são instantâneos, feitos por um sistema de atendimento online e estes diálogos ficam registrados, esperando a sua avaliação para possíveis mudanças de rotas. Não é interessante?

E sabe porquê as empresas de micro e pequeno porte demoraram para acreditar neste tipo de comércio? Por resistência! Os investimentos iniciais - que atualmente são muito pequenos de verdade - os fizeram arquivar projetos maravilhosos que hoje estão se tornando realidade.

É a hora das micros e pequenas empresas. O comércio pela internet é uma realidade e nenhuma empresa pode ficar de fora. A venda de smartphones já superam as vendas de notebooks e PC´s há anos e são eles - os smartphones - os verdadeiros responsáveis pela expansão do comércio eletrônico.

Você tem um pequeno negócio? Fabrica seus próprios produtos ou tem produtos em estoque e quer aumentar as suas vendas ou mesmo começar um negócio com grandes chances de sucesso? É a hora de você ter a sua loja virtual.

E ai? vamos conversar?

Temos uma excelente proposta para lhe fazer.

Forte abraço.

jcfrancez@intervista.com.br



sexta-feira, 1 de julho de 2016

COMO FIGURAR NA INTERNET CORRETAMENTE ?

COMO FIGURAR NA INTERNET CORRETAMENTE ? 
A INTERNET E TODAS AS SUAS POSSIBILIDADES


Você já deve ter se perguntado se está fazendo a coisa certa quando o assunto é aparecer e fazer seu negócio aparecer na internet. Fazer publicidade na grande rede ou vender através dela de maneira consistente é o nosso grande desafio em tempos de maior necessidade com os que estamos atravessando agora.

Então porque não esclarecer mais um pouco sobre isso e reorganizar seus esforços para aparecer de modo mais eficiente na internet?

Vou colocar digamos, um roteiro simples dos seus primeiros passos necessários para dar início ao processo bem como da implantação de todos os serviços. Se você já fez um ou todos eles, recapitule e depois aguarde o próximo post em que trataremos sobre os passos seguintes para potencializar seus resultados. 

1- O registro: 

Você já tem em mente tudo sobre seu negócio e possui a Expertise necessária para fazer bem o seu trabalho. daqui para a frente, para poder ser "encontrado" na internet você precisa de algo que chamamos de Domínio. É o seu endereço na internet. Este domínio por ser tão exclusivo deve ser escolhido de modo que ele seja bastante amigável, fácil de ser memorizado, escrito e que lembra você ou seu negócio imediatamente. 

Obviamente, depois de 20 anos de internet, muitos dos domínios mais interessantes já estão em poder de seus proprietários e não podem ser registrados por outros interessados. Pense em algo inovador, interessante e que tenha relevância com o seu negócio.

A internet está esgotando as possibilidades de domínios PONTO COM muito rapidamente, bem como todos os domínios nacionais, os PONTO COM PONTO BR, por exemplo. Por este motivo, novas extensões são frequentemente disponibilizadas e rapidamente absorvidas pelas empresas. 

Para registrar um domínio "para chamar de seu", você deve realizar uma busca no instituto que fiscaliza, rege e determina a distribuição e venda de domínios PONTO COM PONTO BR. Vá até www.registro.br e realize uma pesquisa para ter certeza de que o domínio desejado encontra-se disponível. É simples e rápido.

Estando ele livre para registro, você deve realizar o pagamento da taxa de domínio anual, ou bienal que atualmente custa 30 reais por ano. Para realizar o pagamento você deve possuir um registro no site. O controle de propriedade de domínios é muito sério, responsável e uma vez registrado, os direitos sobre ele são da pessoa ou entidade que o registrou. Como informação, esta taxa que todos nós pagamos para registrar um domínio no Brasil é destinada integralmente á FAPESP - Fundação de Amparo á Pesquisa do Estado de São Paulo.

O Registro.BR incentiva o registro por parte do seu real proprietário, assim,a utilização de despachantes ou empresas para os registros, como era comum no passado, são dispensáveis. Tenha muito cuidado com isso porque uma vez tendo registrado seu domínio em nome de outra pessoa, você só terá direito sobre ele quando, e se, o registrante lhe transferir estes direitos e isso pode custar alguns milhares de reais. Fique atento.

Nós aqui da Tikqt Fabricadora, temos o hábito de interagir com o cliente registrando o domínio sobre a titularidade dele próprio. Ficando nossa empresa apenas como responsável técnico. È mais fácil e mostra total transparência no processo todo.

2-  A hospedagem:

Durante o processo de registro, será lhe solicitado para que informe o nome do seu provedor de hospedagem e se você ainda não contratou um, pode informar isso posteriormente. Esta hospedagem funciona como o "Hotel" do seu site. É uma empresa que guarda todos os arquivos necessários para o seu site aparecer na internet, seus e-mails e de todos os seus funcionários. Sem ele você não terá como configurar todo o sistema da rede mundial de computadores. Estes serviços de hospedagens são reconhecidos como tais e possuem todas as condições técnicas para efetivamente mostrar seu site para o mundo. 

Fuja de hospedagens gratuitas, sites gratuitos e todo tipo de oferta que pode parecer uma grande oportunidade mas que não servem para sites profissionais que precisam estar 100% do tempo no ar.  Imagine uma loja virtual que sai do ar para manutenção dos servidores no momento em que seu cliente está realizando uma compra. Seu cliente foge para outra loja e adeus.Você não está pagando, não pode exigir eficiência, concorda?

Os melhores serviços de hospedagens oferecem muito mais do que apenas guardar seu site e seus e-mails. Eles oferecem serviços de armazenagem na nuvem, que são aqueles serviços que você pode acessar de qualquer lugar no planeta seja de um notebook seja em um smartphone. Oferecem também serviços de streaming de vídeos e áudio sem taxas de tráfego. E o mais importante: Não cobram por volume de tráfego excedido. 

Com o serviço de hospedagem Tikqt Advance, você paga menos de 120 reais POR ANO e tem tudo isso sem custo adicional. E mais. Na contratação de fabricação do site da sua empresa, você ganha UM ANO de hospedagem e só se preocupa com isso um ano depois de começar a ganhar dinheiro com a WEB!


3- A identidade visual:


Você sabe que a importância do visual de sua empresa e de todos os impressos que você utiliza para os seus negócios é enorme. Com seu site não é diferente. Pense nele como uma extensão do seu negócio físico se você o tem e se seu negócio for 100% digital, a importância é a mesma. Foque no estudo profissional de uma marca, do uso correto das cores, das fontes - A letras - que serão utilizadas em seu site.

Não se esqueça que seu futuro cliente precisa gostar de visitar seu site e realizar negócios dentro dele. Precisa se sentir confortável visualmente e ter uma enorme facilidade para encontrar o que procura. Se não for assim, com um clique, ele estará no site do seu concorrente.

Não dê pouca atenção a esta necessidade. Muitas empresas de potencial, naufragaram porque não tinham uma identidade visual. Confie em empresas que são preparadas para lhe oferecer opções eficientes, que vão entender suas necessidades e fazer uma leitura correta da imagem que a empresa deseja e precisa transmitir.

Venha conversar conosco. 

Um abraço forte e até o próximo post...