sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

VOCÊ NA INTERNET - A hora é esta!

Ultimamente ando prestando muita atenção nas matérias que leio no jornal impresso VALOR ECONÔMICO. Na publicação do último dia oito, li em uma matéria alguns dados bastante interessante e queria conversar com vocês a respeito.

- Profissões do Futuro: Uma recente pesquisa publicada pela Universidade de Harvard sugere que sete entre dez crianças que hoje encontram-se na faixa etária compreendida entre zero e sete anos terão no futuro uma profissão que ainda não foi inventada! Ou seja, eles não serão advogados, engenheiros ou médicos nos formatos com que conhecemos hoje.

Isso foi ainda embasado no fato de que todas as novas profissões, aquelas que ainda não foram criadas serão fortemente influenciadas pela tecnologia , principalmente a tecnologia envolvendo a internet.

Tikqt Fabricaçao e Hospedagem de Sites
www.tikqt.com.br
- Smartphones no mundo: Em cinco anos, o número de smartphones vai superar o número de residências com água encanada e esgoto no mundo. Superará também o número de residências com eletricidade e até mesmo o número de automóveis em circulação. Serão 11,6 bilhões de smartphones em todo o planeta, acessando a  internet, movimentando o mercado financeiro e comprando no e-commerce.

Todas estas importantes informações me sugerem ainda mais a respeito da importância da modernização das empresas quando o assunto é internet. Nos últimos quatro anos na Tikqt, nossa empresa de Tecnologia, pude conhecer empresas muito pequenas mas com um grande projeto para a internet e que hoje se destacam entre seus concorrentes. É esta mentalidade que fará das empresas, negócios rentáveis hoje e principalmente no futuro.

Nós aqui na Tikqt, iniciamos nossos negócios focando principalmente nas micro e pequenas empresas, naquelas para quem as grandes e médias empresas de tecnologias não direcionam a atenção. Podemos fazer mais pela pequena empresa, podemos aconselhar, aprimorar processos, construir uma presença online eficiente, sempre com uma relação direta e profissional.

Obviamente, com o tempo, empresas de todo porte se tornaram nossas clientes. São empresas que buscam em nossos serviços o diferencial de serem tratadas por pessoas de carne e osso, de talento, gente que está no mercado e que convive com  os mesmos problemas e aponta soluções viáveis. 

O uso enorme dos smartphones popularizou o acesso á internet e com ele a real possibilidade de compra e de outros negócios online. As grandes empresas já sabiam disso há muito tempo e se adaptaram a este novo  público e hoje vendem como nunca! Atualmente as micros e pequenas empresas começam timidamente a irem pelo mesmo caminho e já possuem uma presença comercial online.

Para que esta presença online seja eficiente , os micros e pequenos negócios precisam em primeiro lugar possuir um site institucional. Seja você dono de um restaurante, um Chef de cozinha, uma profissional decoradora de festas infantis ou uma renomada boleira, um site institucional vai mostrar ao mundo os seus dons, suas dicas, seus dados comerciais, seus meios de contato e todas as suas opiniões sobre o seu trabalho e a sua profissão. Assim, quem visitar seu site saberá com quem estará negociando e vai pegar o telefone para contratar seus serviços. E mais, o Google, o buscador mais utilizado no mundo, vai conseguir encontrar você.

A antiga propaganda, a que chamamos de "Meio tradicional" em que eram colocados alguns dados e um telefone em páginas amarelas simplesmente não existe mais ou no mínimo, tem sua eficiência bem reduzida. Vivemos em uma era digital, comprovada pelos dados que citei no início da matéria, e nela as informações chegam ao consumidor com muito mais velocidade e para que seja transformada em desejo de compra esta informação deve ser eficiente, dinâmica, atraente e funcional.

Minhas dicas: 

1- Pense em seu negócio profissionalmente. Você trabalha duro, sua empresa deve ser o reflexo disso. Mostre, através do seu site, seu trabalho para todo mundo.

2- Invista em um meio de propaganda duradouro como a internet, todo mundo faz isso e você não. Ainda. Internet não é apenas Facebook ou Instagram. 

3- Produza conteúdo relevante, escreva sobre sua profissão e seu trabalho. É importante para o seu site e para as suas mídias sociais. 

4- lembre-se que o que tem que ser grande é a sua mente. Pense grande e os resultados virão.

5- Tenha uma programação visual. Escolha sabiamente as suas cores e sua logomarca. Converse com quem entende deste processo para não transmitir uma ideia errônea sobre seu trabalho.

Um grande abraço
JCFrancez

terça-feira, 27 de setembro de 2016

A HORA DAS MICROS E PEQUENAS EMPRESAS NO e-COMMERCE

"Sempre que você acessa a sua conta corrente através do aplicativo do seu banco no seu Smartphone ou quando você, sentado na frente da TV acessa o site do Netflix para escolher um bom filme para o final de semana, o que você está fazendo se chama e-Commerce!"
 
O Comércio eletrônico está tão inserido ao nosso dia-a-dia que nem percebemos o quanto mas utilizamos dele tão normalmente que não nos damos conta. Por este uso quase onipresente, todas as resistências ao comércio eletrônico existentes no passado deixaram de existir e só no Brasil, numeros divulgados pela Câmara Brasileira de e-Commerce, indicam que em 2016 ele crescerá pelo menos 16,5%.

O Brasil representa mais de 58% de todo movimento de e-Shops em toda a América Latina, fazendo do nosso país o verdadeiro celeiro de inovações e investimentos do resto do mundo. 

OS GIGANTES

Há mais de quinze anos, empresas como Universo On Line UOL, do Grupo Folha, Terra, Supermercados Extra e Carrefour já praticam este tipo de comércio e estão a frente dos concorrentes quando o assunto é vendas pela internet. Livraria Saraiva e Lojas Americanas são outros bons exemplos de como se fazer comércio pela grande rede com qualidade. A Saraiva diga-se, é quase sinônimo de vendas de livros pela internet no Brasil.

O que dizer do Mercado Livre? O site que começou como um site de leilões pela internet, ao modelo da gigante americana "e-Bay" hoje pratica 97% de todo seu comércio em vendas diretas. Pequenas empresas utilizam do MarketPlace do Mercado Livre para divulgar seus produtos e realizar novos negócios. È o cooperativismo nos meios digitais.

Parece que estamos chegando á era das micros e pequenas empresas no comércio eletrônico. Pequenos negõcios que não podem arcar com grandes investimentos parecem ter encontrado nesta alternativa - das lojas virtuais - um caminho para o crescimento. Senão, vejamos:

Para iniciar um negócio físico, o micro empreendedor precisa de um ponto comercial alugado, pagar imposto como IPTU, investir em estrutura, contratar pessoal e arcar com as despesas geradas pela folha de pagamento, investir em propagandas tradicionais como mídias impressas, investimento em logística e muito mais. Todo este investimento e trabalho resume-se no final do mês em um resultado de 6 a 7% de lucratividade líquida. Descontando-se ai todo o risco inerente ao negócio. 

Considere também que no caso de uma loja física, poucos índices estatísticos vão ajudá-lo a melhorar suas vendas, por exemplo: Quantas pessoas passaram em frente ao seu negócio? Quanto tempo eles ficaram olhando as suas vitrines? Depois de pedirem informação aos seus funcionarios a respeito de um produto ou serviço, qual foi o motivo da desistência da compra? 

Percebe a diferença gritante de oportunidade? Todos estes números podem e são mensurados semanalmente, diariamente e até de hora em hora, potencializando os seus investimentos em propaganda e corrigindo possíveis erros estratégicos. Uma chance enorme de sucesso !

Quando seu cliente está na sua loja ou comércio físico e tem uma dúvida, ele procura um atendente para a solucionar. E outro e mais outro. No final do dia, caso queira quantificar e qualificar estas dúvidas, quais os números e relatórios que você dispõe? A memória do seu vendedor ou balconista, não é mesmo? No sistema do seu negócio na internet, todos os contatos com clientes são instantâneos, feitos por um sistema de atendimento online e estes diálogos ficam registrados, esperando a sua avaliação para possíveis mudanças de rotas. Não é interessante?

E sabe porquê as empresas de micro e pequeno porte demoraram para acreditar neste tipo de comércio? Por resistência! Os investimentos iniciais - que atualmente são muito pequenos de verdade - os fizeram arquivar projetos maravilhosos que hoje estão se tornando realidade.

É a hora das micros e pequenas empresas. O comércio pela internet é uma realidade e nenhuma empresa pode ficar de fora. A venda de smartphones já superam as vendas de notebooks e PC´s há anos e são eles - os smartphones - os verdadeiros responsáveis pela expansão do comércio eletrônico.

Você tem um pequeno negócio? Fabrica seus próprios produtos ou tem produtos em estoque e quer aumentar as suas vendas ou mesmo começar um negócio com grandes chances de sucesso? É a hora de você ter a sua loja virtual.

E ai? vamos conversar?

Temos uma excelente proposta para lhe fazer.

Forte abraço.

jcfrancez@intervista.com.br