domingo, 5 de junho de 2016

O PODER DA INTERNET: PENSE, CRIE E FAÇA ACONTECER.

Depois do nosso último post que explicava sobre as origens da internet, me peguei pensando nas enormes possibilidades que ela nos ofereceu e ainda oferece. Se você fizer um exercício de imaginação e criatividade pensando em algum serviço ou aplicativo, muito provavelmente o que você vier a criar já existe, sendo rentável ou simplesmente prestando um serviço gratuitamente.

Dez anos atrás, conversando com meu amigo Gilberto Costa, um visionário como eu, publicitário dos melhores, ficávamos aos sábados até tarde da noite ao lado de nossas famílias, imaginando em tudo o que seria possível se fazer com este fantástico meio de transferência de dados - comunicação - entretenimento. Nestas conversas regadas a pizzas e muito refrigerante, não chegamos nem perto do que se viu de fato.

1- Navegadores inteligentes : Foi a primeira grande revolução da internet. Sai o Mosaic e o Netscape e entram em cena, Google Chrome, Opera e Firefox, este último uma derivaçao de código do Netscape. Estes navegadores fazem muito mais do que apontar páginas. Eles oferecem cada dia mais recursos e como bônus, uma internet muito mais fácil e amigável. Guardam senhas, compartilham favoritos entre máquinas com facilidade, e sendo bastante justo, temos ainda o Edge Microsoft que é um dos melhores, com ele você pode inclusive, tirar todo lixo que atrapalha a leitura de uma página e deixar apenas o texto, caso isso seja interessante.

2- Ouvi anos atrás uma historia sobre um marinheiro que viajando sozinho se machucou e com o auxílio da internet, localizou um médico que imediatamente o ajudou via satélite,  fazer seus primeiros socorros. Esta é também uma das grandes possibilidades da rede mundial de computadores. Compartilhar conhecimento. Nada é mais fácil e mais prazeroso do que compartilhar o que você faz bem. Seja em Fóruns, Wikipédia ou mesmo blogando como eu estou fazendo exatamente agora. Isso é sensacional.

3- Internet das coisas: Fazer computadores se comunicarem via cabo, wi-fi ou bluetooth era objetivo da tecnologia desde o seu início mas o que não imaginávamos era a possibilidade de todos os eletrodomésticos fazerem a mesma coisa. Nossa casa em breve será toda inteligente. Nosso celular já se comunica com a TV da sala, pode ser enviando filmes do NetFlix ou servindo de controle remoto via app... Agora imagine uma geladeira que conectada a internet vai avisar você por SMS que um determinado produto esta vendido e te mandando comprar outro? Sim, ela já existe.

4- E-commerce: O modelo de comércio, do jeito que compramos e vendemos bens e serviços foi virado do avesso com o advento da rede mundial de computadores. O Brasil ocupa posição de destaque mundial em volume de vendas por e-commerce. Muito ainda vai tornar este jeito de comercializar tornando-o parte de nossas vidas. Queira você ou não.


5- Aplicativos para smartphones: Pense em alguma coisa, alguma necessidade sua, de seu negócio, muito provavelmente um aplicativo para resolver seu problema já existe para Android ou para IPhone. Eles são pequenos programas ambientados em sistemas operacionais de quase todos os smartphones.Utilize o Shazam que é um app que identifica em segundos a música que você está ouvindo e admire-se tanto quanto eu.

Impressiona pela precisão e rapidez.

E ainda caberia muito mais: A internet não tem limites e é esta característica que mais me apaixonou desde a primeira vez que tive contato com a tecnologia. A pergunta que fica é: Onde vamos chegar? 

Abraços
JCFrancez
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário